quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Resenha: O Que Nós Fizemos no Nosso Feriado

Lembra quando, no primeiro dia de aula na escola éramos obrigados a fazer aquela redação horrível sobre as férias e a o ápice da redação se dava em ter colocado areia no shorts e se queimado de sol? (quem nunca?) Então, esse filme não tem nada disso.


"O que nós fizemos no nosso feriado", acompanha as férias do casal Doug e Abi, e os filhos, Lottie, Mickey e Jess em viagem à uma reunião de família para festejar o aniversário do pai de Doug, Godie, que está no estágio terminal do câncer. O casal se divorciou e com isso passaram a ter grandes problemas de convivência, o que acabou afetando as crianças. Para não desapontar o pai e tornar o feriado mais agradável, Doug faz com que a ex-esposa e os filhos omitam a separação do restante da família.

Como toda família, os McLeod tem problemas, na verdade, são muitos problemas escondidos que ao longo do filme vão se mostrando e se somando, como uma enorme bola de neve. Contudo, as três crianças são as protagonistas, elevando o filme em comédia, drama e sensibilidade a um nível fantástico, onde temas como separação, morte e depressão tomam ares suaves e vemos, pelos olhos delas, como o mundo dos adultos é chato, burocrático, complicado e extremamente irritante. Em muitos momentos, as crianças passam a ser o lado racional e maduro, enquanto os adultos agem de modo infantil.


É emocionante ver a relação das crianças com o avô, juntos garantem cenas muito divertidas. O ápice do filme não é exatamente um ápice, está ali, está acontecendo, mas não há agitação, o que torna o filme ainda mais interessante. Harriet Turnbull, que interpreta Jess, a filha caçula (uma gracinha *-*), é a que chama mais atenção, mesmo com poucas falas, sua presença é marcante e super engraçada. Billy Connolly está fantástico no papel de Godie, que é bem irreverente. Emilia Jones fica com cenas mais emotivas e se sai bem, já a vi em outros trabalhos, como nas séries Doctor Who e Utopia, e em ambos sua participação é forte, embora curta. Já David Tennant e Rosamund Pike estão perfeitos como Doug e Abi, apesar de não serem destaque. (Sou bem suspeita em falar, já que tenho um amor platônico incurável por David, meu Doctor favorito e Rosamund me conquistou quando apareceu coberta de sangue depois de matar Neil Patrick Harris, em Garota Exemplar.). O filme foi rodado nas Highlands da Escócia, então nem é necessário dizer o quão bonitas são as paisagens e a fotografia(juro que  esperei o Gandalf passar correndo com hobbits e anões gritando YOU SHALL NOT PASS)


O que nós fizemos no nosso feriado tem tudo para dar muito errado e virar um filme Sessão da Tarde, mas acaba surpreendendo e sendo uma comédia dramática (pode-se chamar assim?) muito divertida e reflexiva ao estilo britânico. 
Já está no catálogo da Netflix ;)

Ficha Técnica:
Título Original: What We Did on Our Holiday
Duração: 95 minutos
Lançamento: 5 de setembro de 2014
Sinopse: Doug e Abi estão levando seus três filhos em uma viagem para a Escócia para uma grande reunião de família. Eles estão no meio de um divórcio difícil, e pediram às crianças para mantê-lo em segredo do restante da família. Porém uma mudança inesperada dos acontecimentos acaba trazendo outros problemas à tona e obrigando a família a colocar de lado suas diferenças e trabalhar juntos sob o risco de perder o que mais lhes importa.
Elenco: Billy Connolly, David Tennant, Rosamund Pike, Emilia Jones, Bobby Smalldridge, Harriet Turnbull, Celia Imrie, Ben Miller, Amelia Bullmore

0 comentários:

Postar um comentário