quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Minissérie: E Não Sobrou Nenhum (BBC)

ÚLTIMA RESENHA DO ANO \Õ/ \Õ/ \Õ/

Para fechar super bem o ano, a BBC lançou nos dias 26, 27, 28 a minissérie de 3 episódios And Then There Were None (E Não Sobrou Nenhum) baseada no livro homônimo de Agatha Christie.
Eleito o melhor e mais vendido livro da autora, E Não Sobrou nenhum foi lançado em 1948 com o título: Ten Little Niggers (O Caso dos Dez Negrinhos) – alterado nos Estados Unidos por ser considerado racista – e recebeu várias adaptações para filmes e seriados.


No livro, um grupo de pessoas distintas é convidado pelo casal Owen a passar uma curta estadia na isolada Ilha do Soldado, em Devon. Sem a presença dos anfitriões e presos na ilha, durante a primeira noite cada um dos convidados é acusado de cometer um crime e então sucessivas mortes começam a acontecer de modo inexplicável. Há apenas 10 pessoas na casa, quem poderia ser o culpado? Quem será o assassino?

No primeiro episódio somos apresentados aos – já conhecidos – personagens, Vera Claythorne, Juiz Lawrence Wargrave, Emily Brent, General John Macarthur, Philip Lombard, Dr. Edward Armstrong, Tony Marston, William Blore, Sr. e Sra. Rogers, e os motivos que levaram os dez convidados até o local. Com poucas mudanças em relação ao livro, a série vai caminhando lentamente, se preocupando em apresentar devidamente cada personagem – com destaque para Srta. Claythorne – e intercalar cenas do passado com narrações dos fatos.

O clima de suspense presente nos livros de Agatha é retratado perfeitamente pela paleta de cores cinzentas que vai escurecendo ao longo dos episódios. A trilha sonora, quase imperceptível, dá um ar sombrio à trama - e qual não foi minha surpresa ao ver a Ilha do Soldado! Foi como estar dentro do livro.
Algumas cenas foram adicionadas e só fizeram acrescentar à história e preencher passagens que no livro são vagas e dependem da (boa) interpretação do leitor.

Dez soldadinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove soldadinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito soldadinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete soldadinhos vão rachar lenha,
Mas eis que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis soldadinhos de uma colmeia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco soldadinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro soldadinhos no mar; a um tragou de vez.
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três soldadinhos passeando no Zoo.
E depois? O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um soldadinhos aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum. "
A obra já recebeu adaptações para filmes e séries em vários países e serviu como inspiração para outros títulos conhecidos, como a série Harper's Island, lançada em 2009 nos Estados Unidos (e exibida no SBT no mesmo ano), dois episódios da animação Family Guy.

Esse foi um dos primeiros livros da Agatha Christie que eu li - meu favorito - e já faz bastante tempo. Não lembrava de todos os acontecimentos, então a série trouxe boas surpresas e acabou sendo uma das melhores adaptações que já vi.


No elenco há nomes conhecidos da TV e cinema britânico, como Aidan Turner (The Hobbit), Toby Stephens (Black Sails), Noah Taylor (A Fantástica Fabrica de Chocolate), Burn Gorman (The Hour e Torchwood), Anna Maxwell Martin (The Bletchley Circle), os veteranos Charles Dance (Game of Thrones), Sam Neill (Jurassic Park) e Miranda Richardson (Harry Potter e o Cálice de Fogo).


Ficha Técnica:

Título Original: And Then There Were None
Lançamento: 26 de dezembro de 2015
Sinopse: A história acompanha dez personagens, cada uma responsável por um crime (sem que tenham sido condenadas por isso). Reunidos em uma ilha, onde passam as férias, eles descobrem que são as únicas pessoas no lugar. Uma a uma, elas são misteriosamente mortas, sendo que cada morte encena a letra do poema Ten Little Soldiers.
Elenco: Maerve Dermody, Douglas Booth, Aidan Turner, Toby Stephens, Burn Gordman, Charles Dance, Anna Maxwell Martin, Miranda Richardson, Noah Taylor, Sam Neill.


22 comentários:

  1. Esse elenco é arrebatador!!!! Só ator bom nessa lista!!!
    Engraçado como os anos podem passar e as obras da Agatha permanecem atemporais. A gente sempre fica entretido por horas lendo as obras dela, loucos pra saber quem é o assassino. Essa autora era brilhante!!! Porque sério, eu não conseguiria armar uma coisa dessas em mais de um livro - aliás, nem mesmo em 1 eu conseguiria fazer isso. - Tem que ser muito criativo, compreender como colocar pistas sem dar spoilers, sem estragar com a surpresa.
    Fiquei bem curiosa pra ver essa série. Vou procurar pra baixar e assistir assim que possível.
    Eu disse que ia gostar do seu blog. Já to seguindo. Sua escrita também é muito boa. Você sabe resenhar.
    Bjs!!!
    Que 2016 te presenteie com inúmeras alegrias e felicidades!!!

    http://criptografandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK Néé? Pireeei quando vi o Aidan Turner *--------* (e quase pulei quando vi o Burn Gordman, tenho medo dele O_O)
      Verdade, a Agatha é incrível. Nunca vi alguém que leu os livros dela dizer que não gostou. Eu não conseguiria fazer um livro, quanto mais um de mistério e pensar em mais de então... Nunca! Por isso ela é única e fantástica.
      Assiste sim, garanto que vai adorar, como eu adorei e se sentir dentro do livro :D
      Que boooom, muito obrigada! Tudo em dobro p/ você, Bella <3 <3
      Bjoo :***


      Excluir
  2. Oi, Carol!

    Sou fã da Agatha desde que me entendo por gente (inclusive, não tive o mesmo nome que ela por pouco!), e esse é um dos livros que mais me arrependo de ainda não ter lido. Adorei tudo o que você falou da série, mas vou esperar ter a oportunidade de ler o livro (o que espero não demorar) antes de assisti-la! Adorei a resenha da minissérie!

    Beijão! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK filha de pais leitores?? :P
      COMO ASSIIIIM??? Menina, você tem que ler esse livro! Sério, corre lá na Saraiva quando possível XD
      E concordo, só assista a série quando tiver lido o livro, vai ser 10x mais empolgante. Aqui em casa todo mundo leu e assistimos juntos. Falo por toda a família, quando digo que é uma série fantástica, assista o quanto antes :P
      Bjooo :*

      Excluir
  3. Olá Carol... este foi o primeiro livro da Agatha q li... e adoro! Que maravilha sabe desta miniserie.. obrigada! Ah vim retribuir a sua visita ao meu blog e gostei muito do seu... estou seguindo já... hehehehehe..

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um dos meus primeiros também, senão o primeiro - sempre esqueço qual li primeiro, esse ou Os Elefantes Não Esquecem. Foi uma surpresa p/ mim também saber dela, só fui descobrir uma semana antes do lançamento e então fiquei contando os dias :P
      Obrigaaaada pela visita <3
      Bjoo :*

      Excluir
  4. Hey ! nunca havia ouvido falar dessa miniserie achei super legal pelo fato de ter esse suspense de descobrir quem foi o culpado.E eu amo suspense.

    http://ginabero.blogspot.com.br beijos Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então essa é a série p/ você :P
      Assista e não vai se arrepender. Depois me diz o que achou :D
      Bjoo:**

      Excluir
  5. Nossa, achei muito interessante, ate despertou em mim a vontade de ler o livro antes de ver a série. beijos Carol.
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai siiim Edilene :D
      Super apoio. Agatha Christie é incrível, você não vai se arrepender ;)
      Bjoo :**

      Excluir
  6. Muito interessante! Gosto muito das séries da BBC, acho que são muito bem produzidas em todos os sentidos e ao mesmo tempo gosto muito da escritora Agatha Christie, o último livro que li dela foi "O Assassinato de Roger Ackroyd" e gostei muito.

    http://penseeadistance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo a BBC <3
      O Assassinato de Roger Ackroyd é super famoso também, mas ainda não terminei de ler. Esse e Assassinato no Campo de Golfe, eu parei, não sei porque.
      Assiste e depois diz o que achou :D
      Bjoo :**

      Excluir
  7. Meu. Deus.

    Eu AMO esse livro e nem sabia dessa série, tô em choque hahahahahahahahaha! Vou procurar no netflix e nas internets da vida <3

    Beijo!

    Paty
    www.booknerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Meniiiina, corre!
      Sério, corre p/ ver logo essa série, porque é top! Ó a netflix não tem e sem previsões de lançamento no catálogo, MAAAAS as internets tem, baixei pelo kickass (=x)
      Qualquer coisa se não achar te passo o link :P
      Bjoo :**

      Excluir
  8. Olá Carol

    Sua linda, tudo bem? menina sou louquinha pra ler qualquer livro da Agatha Christie conheci ela faz pouco tempo! E claro que já ouvir falar sobre o nome dela, mas nunca dei muito credito sabe?depois que comecei com blog ouvir falar muito bem dela e estou muito curiosa pra comprar todos os livros dela, a sua nova edição e simplesmente linda *U*Eu não conhecia a serie, mas como sou chata e gosto de ler primeiro antes de assistir qualquer coisa, mas o elenco e realmente fantástico e fiquei muito curiosa, adorei a introdução e a resenha.
    beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi Ingrid
      Tudo boom e você?
      KKKKKK Agora cê vai dar uma chance p/ ela né? Fala que sim, com essa nova coleção que lançaram... As capas são lindas *---*
      Sempre que eu conheço alguém, eu já falo dos livros da Agatha, tem que pelo menos ter lido um livrinho dela. Espero que você leia logo e goste bastante (até porque não tem como não gostar :P)
      Bjoo :**

      Excluir
  9. Querida, amei tua resenha!
    Me deu vontade de assistir!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada Mônica <3
      Assiste siiim, junta todo mundo com um balde grandão de pipoca (uma banana p/ Lindy) e depois diz o que achou =3
      Bjoo :***

      Excluir
  10. Alguém sabe onde baixar a série dublada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Márcio, acho que ainda não tem a versão dublada =/

      Excluir
  11. Oi, Carol! Adorei sua resenha, estou LOUCA pra assistir a série.
    Esse foi o primeiro e único livro da Agatha Cristie que li (resenhei ele ontem no meu blog:https://lacotovie.com/2017/01/17/livro-e-nao-sobrou-nenhum-agatha-cristie/#comments). Já estou ansiosa para ler outros!

    Beijocas!
    www.lacotovie.com

    ResponderExcluir
  12. Olaaa poderia me dizer onde posso assistir essa série em Português pf?? Desde já agradeço

    ResponderExcluir