quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O Livro das Criaturas de Harry Potter

Semana passada ganhei de presente do meu namorado "O Livro das Criaturas de Harry Potter" e nem preciso dizer que surtei e comecei a ler no mesmo dia, né? Eu estava louca querendo ler esse livro desde que o anunciaram, mas as editoras não perdoam e ser fã de Harry Potter é uma tristeza sem fim, já que meu bolso nunca consegue acompanhar os lançamentos.


O livro tem essa capa dura lindona, com desenhos em relevo e as mesmas letras douradas dos livros de Harry Potter, ou seja, um perigo para quem tem as mãos suadas. 
Nesse livro há muitos detalhes dos processos de criação dos animais pela equipe de design para os 8 filmes da saga, desde os primeiros rascunhos dos artistas conceituais, as referências, até os materiais usados nos modelos e como foram feitas as gravações. Há também o envolvimento de outras equipes, como os escultores, artesãos, maquiadores, pintores, designers de animatrônica e artistas digitais para a criação de modelos em tamanho real que seriam usados nas gravações.


O livro divide os animais pela sua classificação em capítulos, então há o capítulo dos Habitantes da Floresta, do Lago, do Céu, etc... Mas os mais interessantes, no entanto, são o capitulo 1, Habitantes da Floresta e o capitulo 5, Metamorfos, que incluem acromântulas, hipogrifos, testralios, centauros, lobisomens e animagos. O processo de criação usado nesses animais é incrível e intenso, com uma equipe de mais de 40 pessoas trabalhando no mesmo modelo. 

O método mais usado na confecção das criaturas que possuem pelos é a flocagem, um processo rápido, mas trabalhoso, que consiste em envolver o modelo em cola, jogar uma descarga elétrica e disparar os pelos com uma carga oposta em toda a superfície do modelo. Os pelos ficam em pé e precisam ser penteados na direção desejada antes da cola secar, o que leva aproximadamente 40 minutos. Os pelos mais longos são colados um a um e em seguida pintados com um aerógrafo.
Depois de pronto, o modelo recebe seus acessórios, feitos à mão pelo departamento de figurino e adereços. Da estrutura até os detalhes finais leva em média 8 meses.


Para fazer Aragogue, a acrômantula de 5 metros, além da flocagem na superfície, sua estrutura foi feita por um sistema de tubos cheios de água. Para o sexto filme, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", um novo modelo teve que ser feito do zero - para passar a ideia de uma aranha idosa - e pesava 750kg. Inicialmente, Aragogue seria feito por computação gráfica, porém a ideia foi descartada por ser mais cara. (Ainda bem!)

A criatura era tão amada no set de filmagem, que a equipe de design usou pulseiras pretas quando a cena final da aranha foi filmada."

O livro está recheado de curiosidades desse tipo - para quem se interessa por cinema é um prato cheio. Já para os fãs quebra um pouco da magia (eu queria acreditar que o Aragogue era real), mas acrescenta em conteúdo. Ótimo para ser o fã "Hermione" e recitar tudo na ceia de natal esse ano. 
Agora estou louca para comprar O livro dos personagens de Harry Potter e Os ligares mágicos de Harry Potter: Hogwarts, Beco Diagonal e Além, já que, infelizmente, perdi a promoção do Submarino na Black Friday do novo box ilustrado da saga


Título Original: Harry Potter: the Creature Vault
Autor: Jody Revenson
Páginas: 207
Lançamento: 2014
Gênero: Artes/Cinema
Sinopse: Dementadores e elfos domésticos, sereianos, e dragões Meteoros-Chinês... Essas são apenas algumas das criaturas mágicas e monstros assustadores que habitam o mundo mágico de J. K. Rowling. O livro das criaturas de Harry Potter oferece um olhar fascinante sobre como esses seres ganharam vida para a bem-sucedida série de filmes Harry Potter. Perfis detalhados de cada criatura incluem ilustrações conceituais raras, fotografias do bastidores e segredos cinematográficos dos arquivos da Warner Bros. Um pôster removível retratando todas as criaturas e um catálogo interativo do Empório das Corujas completam esta coleção indispensável.

12 comentários:

  1. Você me deixou com mais vontade de ter esse livro. Harry Potter é um vício muito caro :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdaaaaade Carol, muito caro. Difícil viver só de promoção, porque até na promoção tá caro >.<
      Bjoo :*

      Excluir
  2. Nossa, que livro lindo!! Fiquei com mais vontade ainda de ler :)

    Beijos,
    Camilla
    www.fikdikblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindão né, Camila?? *----*
      Leia sim, é muito legal, depois diz o que achou :D
      Bjoo :*

      Excluir
  3. Carol, adorei seu blog muito lindo, também sou totalmente adepta da cultura geek, e assisti todos od filmes do Harry Potter, achei muito interessante o livro, porque vemos tudo pronto,e não imaginamos o trabalho e o tempo que leva desde a criação ate a confecção de cada personagem.
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exaaaatamente Edilene. Fiquei impressionada com isso, os detalhes dos personagens, nas imagens do livro (diferente do filme que passa bem rápido) dá p/ ver todo o trabalho dos artistas. Incrível <3

      Excluir
  4. Queria muito acompanhar os lançamentos dos livros desde do primeiro filme, mas infelizmente só pude acompanhar pelos filmes. Quero muito começar a coleção e ler desde o primeiro livro já que fico muito animada com o lançamentos dos novos. Beijos :*

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, vai lançar Animais Fantásticos ano que vem, ainda dá tempo p/ ficar por dentro de tudo :P
      Já tenho mais de uma década de Harry Potter nas costas (deus, que velha eu 'tou XDDD) e não ter esse livro na estante era um crime p/ mim

      Excluir
  5. Eu quero um livro desse pra mim, fiquei doida pra ler.
    http://miriatatsch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena Miria *----*
      É meio carinho, mas vale a pena cada centavo <3

      Excluir
  6. Esse é um livro que eu tenho e amo de paixão, o conteúdo, logicamente, é um deleite para todo potterhead e a edição é maravilhosa também, toda bem feita, enfim, ótima a sua resenha!
    Estou seguindo e amando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *---------------*
      Perfeito, né? Estava me sentindo culpada de ainda não tê-lo na minha coleção. Agora preciso dos outros @_@
      Obrigaaada, já estou seguindo também :*

      Excluir