segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha: Garota Exemplar, Gillian Flynn

E aí povo? Beleza?

Essa semana o blog esteve totalmente largado ao relento e abandonado, pois não estava me sentindo nada bem, então deixei de visitar os amiguinhos de outros blogs, demorei para responder comentários... uma loucura, mas a situação está estabilizando.

Deixando isso de lado, vamos ao que importa :D

O livro Garota Exemplar, de Gillian Flynn foi a leitura de Janeiro no grupo Clube do Livro Weblog. Eu já havia visto o filme e não tinha muito interesse em ler o livro por já saber mais ou menos da história, mas como era a leitura do mês e eu não perderia nada lendo... Por que não, certo?


5 de julho de 2012. Quinto aniversário de casamento do casal Nick e Amy Dunne e, apesar do que possa parecer, as coisas não estão boas para eles. Ao voltar para casa depois de um passeio matinal, Nick percebe que elas podem ficar ainda piores. Amy desapareceu.

Com a casa revirada e sem nenhum sinal da esposa, a polícia é chamada e imediatamente se inicia uma investigação de desaparecimento. Durante as buscas, é evidente que muitas coisas não estão certas: Nick não apresenta um comportamento típico de marido preocupado com a esposa desaparecida, e a casa parece esconder uma possível cena de assassinato. 

Onde está Amy?

O livro é narrado em primeira pessoa por Nick e Amy, e dividido em 3 partes. Os capítulos  são intercalados com a investigação versus o diário de Amy, iniciado 7 anos antes, quando o casal se conheceu. O diário de Amy é a única referência que termos de como ela é em comparação ao que Nick pensa dela. Nele, Amy demonstra ser uma mulher carinhosa e esposa dedicada, conta sobre seu relacionamento - futuramente conturbado - com o marido. 

Nick é jornalista e professor em uma universidade no Missouri. Passou a infância ao lado de um pai problemático e misógino, que exerceu forte influência sobre ele. Sua versão dos fatos, acompanhada da versão do diário, o mostram como um homem frio, mesquinho e insensível. Por isso acabamos tendo uma visão embaçada de sua personalidade durante os primeiros capítulos e, embora suas ações sejam como as de uma pessoa comum, é muito fácil odiá-lo.

Mas o que me pergunto até agora é: Quem é Amy?

Sabemos que Amy Elliot é uma psicóloga e "musa inspiradora" da série de livros infantis "Amy Exemplar", criada por seus pais perfeitos e também psicólogos. Essa é uma informação importante, pois define muito quem ela se tornou, embora não defina sua personalidade. Amy mostrou tantas versões dela mesma que impossibilitou determinar quem ela é de verdade. E isso colocado de forma tão aberta se torna mais estranho do que realmente é, já que durante a vida fazemos muito isso sem perceber. 

Outro ponto interessante sobre Amy é seu relacionamento com os pais. Ela não os chama de "pai" e "mãe" e sim pelos nomes de batismo, Rand e Marybeth. Para mim, isso significou bastante, dadas  as circunstâncias de seu nascimento, o sucesso dos livros infantis até a vida adulta. 

Assim como Amy, a história também tem várias versões, a real e que nunca saberemos, a de Amy, as percepções de Nick e as investigações da polícia, todas se fundem em apenas uma. A autora montou uma trama muito bem elaborada em volta de seus personagens problemáticos.  O desfecho dado a história não foi o esperado, mas também não deixou a desejar, já que nenhum outro final teria o mesmo efeito. Sua escrita é envolvente e com certeza lerei mais obras suas. 

Título Original: Gone Girl
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Autor: Gillian Flynn
Sinopse: O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo, mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado, mas ela estaria contando toda a história?
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota Exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.


Já leram? Sim? Não? Mais ou menos? Viram o filme?
Não deixem de dizer nos comentários ;)

40 comentários:

  1. Eu apenas vi o filme e achei bem bacaba justamente por sair um pouco do que seria o "final padrão". :)
    Melhoras ai e q retome o Blog com tudo 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaaada Bia, o que mais tá matando são os espirros fantasmas, fico fazendo cara de besta p/ nada :P
      Aah, o filme foi mesmo muito bom e bem adaptado (importante dizer), o livro vale muito a pena ler também ;)

      Excluir
  2. Eu gostei demais da leitura. Só agora me toquei que a Amy também era psicóloga. Por que escolheu seguir a profissão dos pais? Sabe que eu tenho até medo, faço Psicologia e todos os psicólogos são meio loucos em livros e filmes hahaha' Muito estranho.

    Acho que no fim das contas, tanto Nick quanto Amy eram loucos psicopatas. Não é a toa que ele é frio o livro todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHAUHSUAHUSHAHSHUH' e eu estou indo p/ psicologia... E o medo??
      Então, eu fiquei bem confusa com a Amy, ela é uma personagem tão bem construída e complicada. Depois da faculdade ela aperfeiçoou os métodos de manipulação dela, isso foi evidente, mas os pais dela são bem estranhos...
      KKKKK acho que o Nick só é idiota, mas tá aprendendo :P

      Excluir
  3. Não li o livro, mas vi o filme e olha, nunca conseguiria pensar em uma história dessas. Foge totalmente do clichê, por isso tenho muita vontade de ler alguma obra da autora. Você acha que vale a pena ler o livro mesmo tendo visto o filme? Muda alguma coisa?

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vale, eu também já tinha visto o filme e mesmo sabendo da história, não estragou em nada a leitura. Consegui prestar mais atenção em pontos importantes e entender outros... então vale a pena sim :P
      É uma história bem complexa e louca, muito louca. P/ um autor escrever uma coisa dessas tem que ser tão louco quanto o personagem, porque né...?? XD
      Espero que você leia siim, porque é muito bom <3
      Bjoo :**

      Excluir
  4. Não li, não vi o filme, mas acabei de anotar em minha lista de leitura!!
    Tenho a sensação de que é um livro que vou terminar rápido, pela curiosidade.


    ps: espero que vc esteja bem :*

    yellowevershine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK Perfeitoo <3 <3
      A leitura vai ser ótima p/ você, tenho certeza. Altas surpresas prevejo :P
      Só não li tão rápido por causa do blog e das séries que estava acompanhando, senão fosse isso teria engolido o LEV XD
      Obrigaaada, <3
      To fazendo o possível p/ ficar legal, sério :P
      Bjoo :**

      Excluir
  5. Tenho muita curiosidade por esta historia e ela atiçou mais depois que lançou o filme! Muito boa a resenha! beijos
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tá ai ó, mais um motivo p/ ler. Agora não tem desculpa :D
      Juro que não vai se arrepender :P
      Obrigaaada :3
      Bjoo :**

      Excluir
  6. Não tive ainda a oportunidade de lê-lo, mas vi o filme e adorei. Enredo, atuação e desfecho impecáveis. Se esvaziar um pouco minha lista de leituras, talvez eu pegue para lê-lo.

    Um grande abraço e que a Força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é mesmo muito bom :P
      Até gostei da atuação do Ben Affleck, o personagem combinou com ele. E se ler diz o que achou :3
      Bjoo :**

      Excluir
  7. oi, oi.

    eu ainda não li nem o livro e nem vi o filme, mas confesso que ele me chamou muita a atenção na época em que foram lançados (tanto um quanto o outro), mas, eu sou aquele tipo de pessoa que vai adiando as coisas até esquecer, sabe?!

    adorei saber mais sobre a vida da Amy e do Nick. a história parece ser bem envolvente. <3 bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK sei exatamente como é XDD
      Até hoje não assisti o Galinho Chicken Little, mas tá na lista, uma hora eu assisto :D
      E é, muito legal mesmo, se você for ler terá grandes surpresas já que não viu o filme ;)
      Bjoo :**

      Excluir
  8. Eu já tinha assistido o filme quando li esse livro - também por causa do Clube do Livro Weblog. Uma parte de mim amouuu a leitura, a outra ainda está decidindo hahahah Rolou uma ressaca literária e arrastei o final dele...
    Eu achei um livro incrível, só não estava no momento de ler ele hahahahaha Por isso ainda não decidi 100% se ele merece 5 estrelinhas no meu coração...

    Beijosss, Chris Pereira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHAUHSUAHSHUASU' bateu uma canseira em mim também, mas fiquei firme e forte e terminei :D
      Acho que todo livro e filme tem hora certa p/ ler e assistir, se for a hora errada, não tem jeito de amar. Mas analisa ai com carinho, quem sabe não foi o livro da sua vida?? :P #sqn
      Bjoo :**

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Você acredita que eu tenho o dvd e o livro aqui em casa e não vi/li ainda? Pois acredite, isso se deve ao fato do tanto de spoiler que eu peguei dessa história e eu ainda não esqueci nenhumzinho :( Enfim, vou ver o filme em breve já o livro não tenho previsão de quando lerei.

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que malz! Spoilers são de matar, o povo adora dar um p/ acabar com toda a graça ¬¬
      To me sentindo o Neo desviando de spoilers de Star Wars :P
      Dificilmente cê vai esquecer, então aceita e assiste ou leia, a história é tão boa, que talvez nem pese tanto ;)

      Excluir
  10. Muita gente me indica esse livro, vou colocar ele na lista desse ano e ler logo!! hahaha Mas ainda não vi o filme e pretendo ver só depois de ler o livro mesmo!
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aiii!!!
      Acho que teria amado mais ainda o livro se tivesse lido antes de ver o filme. Cê tem essa chance, aproveita :D
      Bjoo :*

      Excluir
  11. Olá, a resenha está otima,parabens! eu ja vi num grupo do facebook um post sobre o livro e todo mundo falando bem dele, eu quero muito ler, só que sempre acabo colocando outros na frente kkk mas vou tentar dá uma chance :)
    beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada :3
      KKKKKKK' poxa, dá uma chance p/ o livro, é tão bacana :P
      O pessoal tava super certo, porque é muito bom mesmo, dificil não gostar ;)
      Bjoo :**

      Excluir
  12. Oi Carol, tudo bem? Também assisti primeiro ao filme e depois fui ler o livro, então as surpresas não foram grandes. Mas mesmo assim a história é genial e a escrita da autora é super enigmática, já que deixa a leitura cansativa em diversos pontos e depois volta dando um tapa na cara da gente. Enfim, é um livro e tanto! Beijos, Leve como a brisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo beem e ai??
      Pois é, o filme foi muito bem adaptado, tanto que não sobrou surpresa p/ o livro :P
      A autora escreve muito bem, o começo flui que é uma beleza, mas depois do ápice, lá perto do final, dá uma caída e fica meio arrastado mas o fim é destruidor, fiquei besta XDD

      Excluir
  13. Eu não li o livro e nem vi o filme ainda, mas agora vou procurar o filme pra assisti, fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre a história da Amy, e o que está ou quem, está por trás desse desaparecimento, me parece muito aqueles casos de investigação criminal do "Investigação Discovery" que adoro assistir, o suspense sempre me mata kkk, adorei a resenha. bjus
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-----------------*
      Exatamenteeee, é como ler o relato de um daqueles programas do ID, também adoro esse canal, passo o dia todo nele XDD
      (to assistindo agora DNA Assassino)
      O livro é bem bom, o filme também. A Rosamund Pike, como Amy tá linda e destruidora, não tenho reclamações (que eu me lembre) foi muito bem adaptado :D
      Assiste e depois diz o que achou, aposto que vai gostar ;)
      Obrigadaa, bjoo :**

      Excluir
  14. Eu gostei bastante do filme, história sai um pouco do corriqueiro e das mesmices hollywoodianas. O livro deve ser realmente ótimo.

    Hoje iniciei uma categoria no blog (batom do dia) espero sua visita e espero que goste. http://www.renatachampion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai mesmo, o filme é bem original. Muito Boom!
      Amy é destruidora do começo ao fim :P
      Bjoo :**

      Excluir
  15. Olá, Carol! Eu não li o livro, apenas assisti ao filme. Gostei tanto que obriguei meu namorado a assistir comigo! Hahaha Acho que tenho um pouco da Amy em mim! (brinks)
    E muito obrigada por me dizer que Gillian é mulher! Gente, jurava que era homem! Hahaha
    Ótima sua resenha! E melhoras (se melhoras cabe na sua situação atual)!
    Um super beijo! :*

    sempreasquatro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKK Meeew, aposto que ele amou também, não é possível que não tenha gostado :P
      Acredita que eu também não sabia que era mulher? Só fui descobrir perto do fim do livro e foi minha irmã que disse XDD
      Fiquei chocada KKKKKK
      Muito obrigaada, sua linda! Estou melhorando de pouquinho, minha sinusite não me larga, tá ficando chato já :P
      Bjoo :**

      Excluir
  16. Ainda não tiver oportunidade nem de ler o livro e nem assistir ao filme, mas já vi várias resenhas e confesso que cada dia sou mais curiosa por essa história. Acho que primeiro quero começar com a leitura <33 Sua resenha ficou excelente, dar ainda mais vontade de ler.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada <3 <3 <3
      Concordo, comece pelo livro e terá muitas surpresas agradáveis :P
      O filme foi ótimo também, muito bem feito e bem fiel ao livro, adoro quando isso acontece <3
      Bjoo :**

      Excluir
  17. Sou danada para fazer isso, ver o filme e depois não se importar com o livro hahah. O que de fato acontece com esse, adorei o filme mas não tenho vontade nenhuma de ler o livro. Bad! Aliás, adorei a resenha! Um beijo! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKK essa era eu, antes de começar o livro """obrigada""" pelo clube do livro. Minha vontade era 0, mas ai comecei e antes do primeiro capitulo acabar eu já tava amando <3
      Quem sabe lá na frente cê não dá uma chance p/ esse livro supimpa, né?
      Bjooo :**

      Excluir
  18. Eu cometi o erro gravíssimo de ver o filme antes de ler o livro. Não gosto muito de fazer isso porque acabo perdendo o entusiasmo para comprar o livro. Mas em todas as resenhas que leio, vejo que são positivas e fico querendo ler também. Pelo o que eu andei procurando, a autora gosta bastante de escrever nesse clima de suspense. Outro que eu tava querendo ler dela é Objetos Cortantes.
    Eu gosto muito desses livros que vão fundo nas questões psicológicas de cada um. Acho muito interessante.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Aah, estou quase no final do livro, mas pelo o que percebo não o melhor livro da Flynn. Mas ainda assim achei a escrita dela incrível, como sempre.

    Beijo Le,

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li e nem vi o filme. Mas passei por muitas resenhas e tenho interesse em ler. Me lembra demais A Mulher Silenciosa, o estilo é parecido.

    Beijo grande,
    http://cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu já vi o filme (e amei), seria muito legal ler o livro né?

    ResponderExcluir
  22. Eu vi o filme e adorei!!! Vou ler o livro com certeza. Será que nele eu descubro o segredo da Amy para comer pizza e não engordar? E a dieta que ela seguiu na casa do Desi perdendo peso tão rápido. kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Hello there I am so excited I found your site, I really found you by mistake, while I was browsing on Digg for something else, Anyways I am here now and would just like to say thanks a lot for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don't have time to read through it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the great job. capitalone com login

    ResponderExcluir