domingo, 20 de março de 2016

8 Filmes de Psicologia para enlouquecer qualquer um!

Ok, ok ok... Eu confesso: Estou SUPER VICIADA no curso de Psicologia! 

Não falo mais de outra coisa que não seja a faculdade, o curso, a Psicologia... Estou apaixonada  Há bastante tempo estou dizendo que farei um post sobre a faculdade, mas decidi esperar até o fim do semestre para contar tudo bem certinho e detalhado :D

Então, já que eu não posso falar sobre o curso AINDA, falarei sobre filmes que tem uma grande pegada psicológica, porém já vi que nas internets tem várias listas como essa, então tentarei sair um pouco da mesmice e indicar filmes diferentes. Mas no finalzinho do post vai ter um bônus com filmes mais conhecidos ;)


Cisne Negro

filme-cisne-negro
Se você não viu Cisne Negro, por favor, pare tudo e vá ver agora! É um dos melhores filmes de terror psicológico que já assisti em muito tempo. Confesso que não tive a mínima vontade de assistir quando vi que era sobre balé (que eu detest...ava?). Mas decidi dar uma chance e me apaixonei!  De quebra há cenas maravilhosas e um final de tirar o fôlego... 

Sinopse: Com a saída da principal bailarina de uma companhia de balé de Nova York, Nina assume o posto de destaque na companhia, como Rainha dos Cisnes. Sentindo seu posto ameaçado por Lilly, Nina começa sua busca pela perfeição, ao mesmo tempo em que a vemos mergulhar em sua própria mente atormentada. 





Um Método Perigoso

filme-um-metodo-perigoso
Esse filme é muito importante para mim, pois foi ele que me fez enxergar a psicologia de um modo diferente e impulsionou na escolha do curso. Muita gente já ouviu falar sobre Freud, mas nem todos ouviram sobre Carl Jung e seu enorme livro vermelho. O foco do filme é em Jung, seu relacionamento com a paciente Sabina Spielrein - já retratado em Jornada da Alma - a relação Psicólogo-Paciente e sessões de psicanálise. 

Sinopse: O jovem psicanalista Carl Jung começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud . Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina. Filmow


Garota, Interrompida

filme-garota-interrompida
Há vários exemplos de psicopatologias retratados no filme, de depressão até a sociopatia (será?) de Lisa - personagem que rendeu o único Oscar de Angelina Jolie. Mas, para mim, a melhor personagem foi Daisy Randone, interpretada por Brittany Murphy, uma paciente depressiva e bulímica, que fora abusada sexualmente na infância. Ela é uma personagem profunda e muito interessante, então se você ainda não assistiu o filme preste muita atenção nela e se você já assistiu mas não se lembra, assista novamente. 

Sinopse: Após ser diagnosticada com "Ordem Incerta de Personalidade", Susanna Kaysen é enviada para um hospital psiquiátrico. Antes, crente de que não era louca e nem precisava de internação, Susan passa a duvidar de sua sanidade e cada vez mais se identificar com as garotas  do hospital.

Réquiem Para Um Sonho

filme-requiem-para-um-sonho
Esse foi o filme mais triste que já vi na vida! E também o mais profundo e desesperador. Não há sinopse nem palavras que consigam descrever o que é esse filme e o quanto ele é fantástico. Não é o triste de chorar de emoção, é um triste chocante e perturbador, assim como é a busca de sonhos improváveis. 

Sinopse: Viciados em heroína, o casal Harry e Marion sonham com a vida perfeita, formar um pequeno negócio e comprar uma casa para viverem juntos e felizes, porém ambos estão sempre sem dinheiro e, sempre que pode, Harry penhora a TV da mãe, Sara, para comprar a droga para ele sua namorada. Sara, por sua vez, é viciada em programas de TV e tem seu sonho realizado quando acaba sendo convidada para participar de seu programa favorito, o Tappy Tibbons Show. Ao ver-se velha e gorda demais para entrar em seu vestido vermelho, Sara passa a tomar comprimidos para emagrecer, feitos a base de metanfetamina.


Reine Sobre Mim

filme-reine-sobre-mim
Se você é daqueles que vê "Adam Sandler" em um poster e já foge, tenho uma novidade para você: Reine sobre mim é um filme muito bom! Talvez o melhor filme e a melhor atuação que Adam já tenha feito. 

Sinopse: O drama mostra a vida de Charlie, em sua luta diária contra a tristeza e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que desenvolveu após perder sua família no atentado de 11 de Setembro. Charlie reencontra um amigo antigo, Alan, que tenta ajudá-lo a superar a tragédia. 







Gênio Indomável

filme-genio-indomavel
Lembro que assisti esse filme há bastante tempo, quando ainda estava no Ensino Médio e ainda passava o Corujão da Globo na madrugada vitrola rolando um blues, tocando B.B. King sem parar. É um filme fantástico, com atuações ótimas de Robin Williams e Matt Damon, como um gênio problemático. Nele é mostrada a relação psicólogo-paciente e o desenvolvimento da terapia no paciente. 

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.




Bicho de Sete Cabeças

Bicho de Sete Cabeças é o diferentão da lista, o único filme brasileiro que consegui lembrar. Ele é bem chocante, mostra a verdade dos antigos manicômios e seus tratamentos desumanos com tratamento de choque, camisas de força, quartos fortes e agressões por parte dos médicos e enfermeiros. O filme foi baseado no livro Canto dos Malditos, de Carrano Bueno.

Sinopse: Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.



Mr. Nobody

filme-mr-nobody
Todo mundo tem um filme que é o xodózinho, que sempre indica para ozamigos, para os vizinhos e para o mundo. Mr. Nobody é o meu xodózinho! Sempre recomendo esse filme quando me pedem indicações, - até quando não pedem - simplesmente porque é um dos filmes mais lindos e mind-blowing que já assisti. O filme explora as possibilidades, personalidades e as diferentes realidades que nossas decisões criam, do que é e do que poderia ser. ASSISTAM! 

Sinopse: Em um futuro não muito distante, Nemo Nobody tem 118 anos de idade e é o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Durante esse período, ele relembra os seus anos reais e imaginários de casamento.



Bônus: 
Freud, Além da Alma, Silêncio dos Inocentes, O Lado Bom da Vida, O Show de Truman, O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Histeria, Tomboy, Amnésia, A Pele que Habito, Um Estranho no Ninho, Rain Main, Uma Mente Brilhante, Ilha do Medo, Donnie Darko.


E essa é minha lista - por enquanto! Muito provavelmente haverá outra e outra e mais outra... Se depender de mim terá uma a cada semana, já que sou viciada nesses filmes. 


gif-filmes-pipoca

Meu plano de fazer 3 posts por semana mais uma vez miou, fiquei presa em um trabalho de História da Psicologia e só hoje tive um tempinho para terminar o post - ele tava parado desde sábado passado.
Vamos ver como será essa semana :D
Agora é com vocês, jovens padawans! Me digam, como está a vida? Já assistiram alguns desses filmes? Se interessaram por algum? Conhecem outros para me indicar? Arroz por cima ou por baixo do feijão?
Não deixem de dizer nos comentários :D


P.s.: Créditos à Mayara pelo título divo 

50 comentários:

  1. Ahhhh, um post onde eu assisti a maioria! uahua eu vi:
    Cisne Negro, Réquiem Para Um Sonho, Garota, Interrompida, Bicho de Sete Cabeças, Mr. Nobody, Silêncio dos Inocentes, O Lado Bom da Vida, O Show de Truman, O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Tomboy, Uma Mente Brilhante, Ilha do Medo, Donnie Darko.
    Dou 10 pra todos!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, cê assistiu vários! <3
      issae só filmão :3

      Excluir
  2. Lembro que assim que entrei na faculdade também fiquei viciada nela. Não parava de falar, pensar e era publicidade dali, publicidade daqui kkkk pensei que isso ia passar, mas já estou no terceiro semestre e o vício continua firme e forte!!
    Eu adoro Cisne Negro e já comecei a assistir umas três vezes garota interrompida mas não consegui terminar ): acho meio chatinho e parado. E tinha muita vontade de assistir bicho de sete cabeças.
    Amei o post Carol <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindaa <3
      Quero estar assim no terceiro semestre também :3
      Nem vejo a hora de chegar no 3º, 4º, 5º *-* Pegar o canudo e sair desfilando XDDD
      DDDDDDDDDDDDD: comassim?? Garota Interrompida é tão delicinha <3
      Assim, carrego comigo que todo filme tem sua hora de ser assistido, esse com certeza ainda não tá na sua hora :P

      Excluir
  3. Essa lista esta fenomenal, só filme legal...esse Bicho de sete cabeças me deixou azucrinada com tanta perversidade humana, e pior estava retratando a realidade mesmo, ou seja, aquelas atrocidades aconteciam mesmo. Mr. Nobody ainda não assisti, nem sabia que existia, mas já que é tei xodó vou assistir pra tirar minhas conclusões. O que falar de Cisne negro? adoro! E esse com o Adam que não vi e já estou me coçando aqui de ansiedade... parece uma ótima dica...vou ver tbm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci o truta. Aliás, amo vocês.

      Excluir
    2. Aaah, verdade! Bicho de Sete Cabeças é um filme ótimo, mas é tanta tristeza, tanta maldade que só faz chocar ainda mais =/
      Espero que você assista Mr. Nobody e assim que assistir me diga, porque ele é meu xodózin, amo demais! Adoro saber o que os outros acham dele :3

      Excluir
  4. Sabe o Bicho de Sete Cabeças? Cara, eu conheci o autor, o cara que sofreu o lance todo. A gente tomou bastante cerveja na rua do Mackenzie...fomos a festas em repúblicas, ...ele me contou bastante coisa doida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuuuuuu Rodrigo, o cara está de parabéns, o filme é muito bom!!!

      Excluir
    2. MDS! Que incríííveeel =OOOOOOOOOOO
      Não sei nem o que eu faria se tivesse conhecido ele... Como foi isso?
      Quando ele morreu eu era novinha, tinha 13 anos DDDD:

      Excluir
  5. Carolzita, estou muito apaixonada por esse post! *.* Alguns da lista eu já tinha vontade de assitir, agora sinto que NECESSITO assistir todos! *.*
    Sobre o arroz por cima ou por baixo do feijão, depende do meu estado de espírito. (É um teste isso? Por favor, não descubra minhas tendências homicidas por ele!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é um teste, provavelmente você é bem pedreira U_U
      tô só observando cê virando massa de cimento @_@
      Você TEM que assistir todos, isso é um dever seu, até o fim do ano, anota ai :D
      Vou até passar uma prova -sqn ;)

      Excluir
  6. Tenho um sério problemas com filmes que abordam essa temática psicológica, tanto que de todos que citou, só assisti A Pele que Habito e Cisne Negro que é maravilhosoo!!!!!!! Mas já estou tratando de ampliar minha mente nesse assunto, e Brilho Eterno tá na minha lista há um tempo, junto com Tomboy e Boys Don't Cry, que não sei se entra, mas é do mesmo tema de Tomboy. (Acho que deu pra entender haha)
    Amei o post!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, sei como é!
      Tenho mais medo de filmes de terror psicológico do que os de terror com assombração XDDD
      Tomboy eu ainda não assisti, coloquei na lista porque sei que é ótimo e tudo a ver com o tema. Espero ver em breve :3

      Excluir
  7. Assisti Cisne Negro e fiquei, uns dias pensando... Caramba! Eu adoro filmes assim. E certeza que irei assistir a sua lista.

    www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASSISTEEEEEE <3 <3 <3
      assiste sim :D
      vou fazer abaixo assinado no avaaz, ai todo mundo assiste :D

      Excluir
  8. Só filmes TOPs! rsrs Tenho vontade de assistir a maioria desse filmes, mas não consigo, acho pior do que assistir filme de terror, sei lá costumo ficar muito tensa! rsrsr Desses que vc citou só assisti Cisne Negro porque amo ballet (já fiz durante alguns anos), mas sério, não pretendo assistir de novo.
    Admito que provavelmente vou abrir exceção para Donnie Darko, O Silêncio dos Inocentes e A Pele que Habito, porque tenho muita, mais muita vontade mesmo de assistir. Não sei se consigo, mas ainda tento! rsrsr
    Abraços,
    ~Duda~ www.dudaecami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉÉÉÉM! Exatamente isso, morro de medo de filme de terror psicológico, porque tipo assombração cê até foge, mas a mente...
      Aah, Cisne Negro foi lindo mesmo, tomei na cara depois que falei que nunca assistiria filme chato de ballet XDDD
      Espero mesmo que você assista e ai venha me contar o que achou ;)
      Bjooo :**

      Excluir
  9. Que lista ótima! Eu já assisti a todos (inclusive os do bônus) e realmente recomendo 100%. Desses meus prediletos são Garota, Interrompida. e Donnie Darko... Na real que gosto de quase todos, mas esses dois me marcaram demais quando eu assisti!
    Beijos!! Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEEEEEEEEEEEEEEEE!
      Uma que assistiu todos! Sou sua fã :3
      Donnie Darko e Garota Interrompida, são mesmo muito bons, me marcaram muito uma época da minha vida ai :P
      Fantásticos <3

      Excluir
  10. Eu não vi nenhum desses filmes, mas já entrou pra minha listinha pra assistir.
    Não precisou dizer que arrasou no post, né? Já ficou claro que amo seu blog! HAHAHAHA
    Espero que faça mais posts como esse.
    Ah, tem post novo no blog que fala sobre faculdades, fique aqui o convite para você ler.
    Beijos! www.sincerissida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOOOOOOOWN <3 <3 <3
      Obrigada, meu bloguinho e eu agradecemos :3
      Passarei lá jájá :3
      Bjooo :***

      Excluir
  11. Na minha opinião, todos os estudantes de psicologia devem assistir esses filmes :D
    Assisti a maioria e sempre quando assistia ficava cada vez mais apaixonada pela matéria de psicopatologia :D
    Boa sorte na faculdade, é uma graduação bem intensa, trabalhosa, porém linda! Sou apaixonada pela profissão e falo com todas as letras: Vale a pena!

    Sucesso com o blog.
    Um beijo
    Sheila
    www.embuscadaliberdade.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE LINDA VOCÊ É! Não te conheço mas já te amo <3
      Obrigaaada, estou vendo que não é nada fácil, mas já estou amando e louca p/ aprender tudo :3
      Bjooo :***

      Excluir
  12. O Lado Bom da Vida, O Show de Truman, O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças foram os únicos que eu vi e eu adoro muito filmes nesse estilo. Pensei tanto em fazer Psicologia, mas terminei fazendo Design de Interiores (acredite, no fundo tem muita coisa a ver hahahahahha) guardando o post nos favoritos para saber sempre qual filme escolher quando eu estiver na dúvida ahahah Um beijão, Bárbara Lustosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não consigo pensar em como esses cursos sejam parecidos :P
      Mas quem sabe cê ainda não faça lá no futuro né? É um curso lindo e xeroso <3
      Volte sempre sua lindaa <3

      Excluir
  13. Também sou muito interessada pelo mundo da psicologia, irei assistir os que ainda não assisti, obrigado pelas indicações! xD

    http://goo.gl/Smi5Qe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *----------*
      Assiiiiiiiiiiste :3
      (e me conta depois o que achou)

      Excluir
  14. Ameeei as indicações, os três primeiros filmes as capas são com a mesma atriz? kkkk poxa, só assisti o primeiro da lista, já no "bonus" já assisti quase todos kkkk fiquei curiosa pra ver o do Adam Sandler, Mr. Nobody e o bicho de sete cabeças smp quis ver mas dava preguiça, agr ctz um dos proximos q irei assistir... muito bom gosto! bjs
    www.retratodaiaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece né? Mas não são não XDDD
      a Primeira é a Natalie Portman, embaixo a Keira Knightley e embaixo dela é a Winona Ryder XDDD
      Vê siiim, moça, garanto que vai adorar <3

      Excluir
  15. eu amei as suas indicações porque penso muito em cursas psicologia na faculdade :D a que mais me interessou foi Garota, Interrompida <3 <3 me identifiquei um pouquinho :v vou assistir assim que arrumar um tempinho.
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VEM P/ PSICOOO, VEEEM!
      O curso é maravilhoso (mas sou suspeita em dizer) :3
      Ele é muito bom mesmo <3

      Excluir
  16. Ahhhh amo filmes de problemas psiquiátricos ctz vou assistir os q n vi ainda! Ótimo pots bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada :3
      Todos curte, quem não curte não é doido ;)
      Bjoo :**

      Excluir
  17. Eu sou daquelas pessoas que se vê o Adam Sandler na capa já corre pra comprar todoooooooos <3


    http://milenahouse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK' eita, encontrei uma diferentona <3 <3
      *pior que eu também gosto muito dele *---*

      Excluir
  18. Adorei teu post! Gosto muito de assistir filmes dessa temática, desses só ouvi falar laro de Bicho de Sete cabeças e Cisne Negro. Boas indicações para quem curte o gênero. Obrigada por compartilhar, assim que for possível vou ver se acho para assistir. bj
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  19. Você salvou os meus momentos de indecisão quando vou assistir filme! haha Salvei o post nos favoritos <3
    Da lista, já vi Requiém para um sonho, pesado demaaaaais, mas muito bom, Cisne Negro, amo ballet, amo a atriz, amo o filme, e Garota Interrompida, ótimo tbm!
    Amei o post <3

    ResponderExcluir
  20. Que demais! Ainda não assisti todos, vou procurar ver logo!

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
  21. Desses que você citou, só assiste o Cisne e Garota Interrompida, que são muito bons por sinal! Cisne Negro é um dos meus filmes favoritos pode-se tirar inúmeras conclusões e diferentes interpretações da trama. Infelizmente muita gente não compreende isso e falam que o filme é sem sentido...
    Quanto aos outros, vou tratar de procurar na Netflix. :) Eu também já pensei em cursar psicologia pois além de essa ser a profissão da minha mãe, já me disseram que eu tinha talento pra isso, haha. Mas acabei escolhendo fazer design e estou satisfeita com isso.
    Beijos!

    http://penseeadistance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que filmes interessantes! Vou selecionar alguns, e quem sabe um dia eu não assista! To bem nessa vibe hahahahah. Esse Garota, Interrompida; parece ser ÓTIMO! Vou jogar no google e vou ver se consigo baixar hahaha
    Beijoos, <3
    http://eaigirlblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Amo/sou/adoro filmes com base neurocientífica e/ou psicológica. E no fundo todo filme tem psicologia, pq ela está em tudo! Algumas mais...outros menos... Um que é gritante é o Laranja Mecânica. Esses dias assisti Azul é a cor mais quente e fiquei muito ligada na mente das garotas, relação familiar, com elas mesmas, com perspectiva de vida, de trabalho, de felicidade e como tudo isso resultou no "futuro"...enfim, não era pra ser um filme com tanta psicologia, mas só me fez pensar nisso! hahaha
    Beijos..

    ResponderExcluir
  24. UAU! Já assisti alguns (inclusive Cisne Negro é um dos meus filmes favoritões da vida) e amei a lista! Vou procurar os outros. Dicas que parecem ser incríveis e com reflexões bastante aprofundadas, que vão muito além dos âmbitos mais psicológicos, mas sempre a eles entrelaçados.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  25. QUE POST MARAVILHOSO!
    Só filmão..
    Nunca assisti Mrs. Nobody mas fiquei MUITO curiosa pra vê-lo!

    Ia dizer que incluiria na lista 'Donnie Darko', mas vi que você o citou nos extras..
    Então, acho que minha dica é 'Número 23'!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Os dois primeiros são meus favoritos da vidahhhh! "Um Método Perigoso" (Fassbender lindoo <3) e "Cisne Negro", me deixaram com agonia em certas partes.
    A Natalie tem uma das melhores atuações da careira no "Cisne Negro"! E assim como você não tive vontade de assistir de cara, porque afinal era de balé hahahahahaha
    Já "Um método Perigoso" assisti pelo meu ator favorito, o Fassbender, mas o filme é incrível e te prende de um jeito! Se você só ler a sinopse não dá nada pelo filme, até começar a assistir hahaha

    Beijosss, Chris Pereira
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nossa! Vou enlouquecer aqui! HAHAH Primeiro: ha uns 3 ou 4 anos eu queria cursar Psicologia, depois a vontade foi mudando e acho que agora não quero (definitivamente) mais. Mas quem sabe do futuro né! rs Enfim... Gosto demais de assuntos ligados a isso! Cisne Negro é incrível, eu não dava nada pelo filme mas depois que assisti, percebi que valeu a pena! Já assisti Reine sobre mim e O lado bom da vida, de restante alguns já estavam na minha lista de "quero ver" lá do Filmow, e coloquei todos os outros lá também! Uns 2 não encontrei lá e alguns tinham mais de um com o mesmo nome massss né! E arroz por cima do feijão! haha adorei o post, beijos.
    Flores de Novembro

    ResponderExcluir
  28. SIMPLESMTE adoroo assistir esse tipo de filme!
    "Um Método Perigoso", tem o Bender que é meu ator favorito da VIDAHH, e que filme... Já assisti umas 30 vezes hahahaha
    "Cisne Negro", sem comentários como ele é incrivelmente perturbador e encantador! "Garota, Interrompida" tem umas duas semanas que vi, e mesmo com toda a história ele tem toda uma sensibilidade.
    Vou anotar todos os outros para assitir, principalmente "MR. NOBODY"

    Beijoss, www.dontstopblog.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, quantos filmes de Psico! Eu assisto a poucos filmes, então eu só vi o Cisne Negro, que é muito bom por sinal. Pela sinopse eu me interessei muito pela Garota Interrompida e o Réquiem Para Um Sonho, que foi o filme mais trite que você viu: isso me convenceu logo de cara, hahaha. Cara, eu tenho verdadeira admiração pelo curso. E muito bom ver uma lista como essa.
    :*

    ResponderExcluir