terça-feira, 1 de março de 2016

Oscar 2016: Onde estão os atores negros?

E não se falou em outra coisa essa semana, além do tão esperado Oscar 2016 - que finalmente entrou para a história como o 1º Oscar a premiar nosso guerreiro Leonardo DiCaprio! Bom, como foi um momento histórico o blog não poderia deixar isso de fora, certo? 

Certo, mas o Oscar desse ano não foi marcado apenas pela premiação do DiCaprio ou as falas monótonas da Glória Pires, foi muito além disso. Esse foi o Oscar do Boicote!
Esse foi o segundo ano consecutivo sem indicações de atores negros pela Academia. Em consequência disso, muitos atores abraçaram a causa OscarSoWhite e se recusaram a comparecer à cerimônia de premiação, como Will Smith, Jada Pinkett-Smith e Spike Lee.

oscar-2016-chris-rock
Hollywood é racista? Magina :D
Para muitos isso não significa nada, mas na verdade mostra um quadro bem problemático na indústria cinematográfica de Hollywood, onde negros são destinados para papéis estereotipados, pequenos e secundários, como coadjuvantes, e precisam trabalhar a partir disso para terem sua presença no mínimo notada. 

Bom, se essa falta de oportunidade não significa nada para muita gente, aqui no Brasil menos ainda. A internet explodiu em críticas e piadas durante semanas após o levantamento do fato. Teve até as manifestações sábias dos famosos "pensadores de Facebook" - que, como todos sabem, estão sempre antenados, acompanhando e opinando sobre os principais assuntos do mundo e das internets - usando o contexto brasileiro para boicotar o boicote dos negros (oi?), fazendo referência a politica de cotas para negros em universidades para dizer que agora eles querem a "Cota do Oscar" -hein? (O que seria dos meus momentos de tristeza sem essas pessoas incríveis p/ me fazer rir? Amo vocês, seus lindos! )

oscar-2016-negros

É fato que a presença de atores negros nos filmes é mínima e falta oportunidade e papeis de destaque, mas os poucos filmes que deram espaço para esses atores, não foram sequer lembrados. Filmes com ótimas atuações e dignas de Oscar não faltaram. O que dizer dos esquecidos Beasts of no Nation, Um Homem Entre Gigantes, Straight Outta Compton e Creed? Ou de Selma e Django Livre de anos anteriores? 

Ou melhor dizendo, QUASE esquecidos. Tirando Beasts of no Nation e Um Homem Entre Gigantes que foram injustamente ignorados, Creed, Straight Outta Compton, Selma e Django Livre receberam indicações e até prêmios, porém seus protagonistas negros foram totalmente menosprezados, como em Creed, que rendeu indicação de Melhor Ator Coadjuvante para Sylvester Stallone e em Django Livre, que entregou o Oscar a Christoph Waltz, também como ator coadjuvante (ambos brancos). Os outros dois receberam apenas indicações para prêmios técnicos como Melhor Canção Original, Roteiro Original e Melhor Filme.

kevin-hart-oscar-2016
Debater o elefante na sala faz as as pessoas se sentirem desconfortáveis... Será?! O.o
Há quem diga que não há nada de estranho ou errado, afinal, se os atores brancos foram indicados foi porque mereceram, o que não deixa de ser verdade, mas pelo segundo ano consecutivo?!? Bom, isso torna as coisas um pouco diferentes e piores quando lembramos que o Oscar acontece anualmente há 88 anos e apenas 15 atores negros receberam o prêmio.

Isso tudo logo após a premiação de Common e John Legend por Melhor Canção Original pelo filme Selma - Uma Luta pela Igualdade, no ano anterior, com uma maravilhosa apresentação ao vivo no palco, com dezenas de pessoas representando a marcha da igualdade dos negros americanos em luta por direitos civis.


Chris Rock foi escolhido para ser anfitrião da festa antes da divulgação das indicações e, após essa polêmica, muitos tentaram fazê-lo boicotar a premiação como forma de protesto, porém ao invés de se ausentar, sua manifestação foi forte, explicita e engraçada. Criticou o assunto de forma bem humorada em seu monólogo de abertura, sacaneou a premiação e os boicotadores durante toda noite, e o mais importante, levantou a bandeira da diversidade. Espero que agora a mensagem tenha ficado clara ;)

bob-espoja-arco-iris

E é isso meu povo, o que acharam? Assistiram ao Oscar? O que pensam sobre o assunto? Soltaram rojões quando DiCaprio ganhou? Conseguiram acordar para ir trabalhar ontem? Fizeram cosplay de Walking Dead? 
Me contem tudo nos comentários @_@

P.s.: A faculdade está (me matando) FANTÁSTICA e os professores são (carrascos) incríveis. Estou (sendo torturada) amando ❤ 
Em breve quero fazer um post sobre isso também =3

15 comentários:

  1. Concordo com você, não é que a cerimonia do Oscar é racista, é que faltam oportunidades para os negros atuarem nos filmes, papeis bons feito para eles, assim eles tendo oportunidade de concorrer ao Oscar. Porque talento é o que não falta.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai! Fiquei super chateada pelo Idris Elba não ter sido nem indicado, nem ele nem o filme dele, Beasts Of No Nation =/
      Uma pena!

      Excluir
  2. Ótimo post! Chris Rock foi genial. Usou do seu humor ácido para fazer duras críticas ao racismo velado da academia e da própria indústria. Que sua mensagem tenha sido ouvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Chris Rock representou geral, não se omitiu e foi perfeito <3

      Excluir
  3. "Cota do Oscar" não consigo parar de rir disso UAAHAUHAUA Como existe gente ignorante nesse mundo, gzus. Achei ótimo o post e o Chris Rock foi apenas genial hahah
    ps.: não sabia desses números, como assim só 15 negros receberam um oscar em 88 anos? tô chocada

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éééé! KKKKKKKKKKKKKKKK
      mew, não acreditei quando comecei a ver esse povo chamando de cota do Oscar XD
      na boa, ninguém merece :P
      Acredite! Só 15, a ultima foi a Lupita Nyong'o, por 12 anos de escravidão =s
      Que bom que gostou *------*
      Bjoo :**

      Excluir
  4. Concordo e muito! Não consegui ver o discurso do Chris mas já to caçando na net, mas li que depois que liberaram as indicações ele reescreveu o discurso, e com certeza ficou incrível!!! Espero que no próximo ano isso mude!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, ele reescreveu e ficou magnifico <3
      Acho que a mensagem do Chris e de todo o mundo foi publicada em um letreiro luminoso enorme e piscante. Se acontecer o mesmo ano que vem, será o fim =/
      Vamos estar torcendo :P
      Bjoo :**

      Excluir
  5. Pelo amor de Deus, quanta bobagem. Percebi que nos últimos tempos o politicamente correto vem reinando entre o mundo real e o virtual, pessoas que se acham os injustiçados, os rejeitados, os oprimidos... Quanta bobagem. Que tal inventarem a cota racial para ganhadores do Oscar também? Que loucura. Quanta choradeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita poxa!
      Sr. Anônimo fiquei meio na dúvida se o seu comentário é sério ou não Oo
      Se for, quanto ódio nesse seu coração D:
      Poxa, desnecessauro, né? Mas vamos lá! Seu comentário agrega muitas coisas, mais do que meu simples post apresenta. Nem ia responder, mas acho que ia ficar feio!
      É uma pena que o Sr. ache tudo isso uma bobagem. Esse texto não é politicamente correto e a injustiça do Oscar também não. Cotas para Oscar? Sério isso? Assim como já havia dito no texto, você trouxe a discussão para o cenário brasileiro, e isso não faz o menor sentido! É como somar 2 + feijão, entende? Não rola!
      Vamos voltar um pouquinho e levar o "racismo" e a "opressão" para o cenário dos Estados Unidos, onde o Oscar realmente pertence.
      Talvez você tenha assistido a série Todo Mundo Odeia o Chris (criada e baseada na vida de Chris Rock, esse moço negro que contou umas piadas marotas no Oscar). Bom, aquele sim é o cenário que usaremos para conversar, os EUA -só que nos dias atuais! (Aquelas coisas cabulosas aconteceram entre 1982 e 1987, são bem recentes, né?) Lá a sociedade ainda é VISIVELMENTE dividida em brancos, negros, latinos e asiáticos, e durante anos houve segregação racial e ausência de direitos civis para essas pessoas.
      Então agora me diz, não é nem um pouco suspeito a ausência de negros pelo SEGUNDO ANO SEGUIDO na premiação, mesmo 2015 ter sido um ano com ótimos filmes com protagonistas negros?
      Claro, foram poucos, pois a indústria cinematográfica não dá muita oportunidade e insiste em criar filmes com protagonistas brancos e tal.
      Se não há mesmo injustiça, nem rejeitamento por parte DELES, porque escolheriam colocar como protagonistas atores brancos, cujo os personagens seriam claramente negros, como em Príncipe da Pérsia com Jake Gyllenhaal? (a Pérsia fica no Irã, Oriente Médio) Ou em Deuses do Egito, que tem um elenco todo branco com exceção de Chadwick Boseman? (O Egito fica na Africa) Também temos o filme Êxodo: Deuses e Reis, com um elenco praticamente todo branco... Exemplo é o que não falta!
      Sr. Anônimo, dizer que isso é bobagem não diminui a causa, nem a enfraquece. Tudo bem, para você pode ser bobagem e tal, você deve ser uma pessoa ocupada demais se escondendo no anonimato, mas é sua opinião (infundada) e eu respeito :D
      Espero que reflita um pouco sobre o assunto e pare de dizer Cota do Oscar, é muito feio DD:
      Bom é isso, adorei a sua visita ❤
      Volte sempre, Sr. Anônimo :3

      Excluir
    2. Voltei, Carol! <3

      Blá blá blá... O mesmo de sempre. Coitadinhos, atuam de graça! Julgar como racismo o motivo pelo qual eles não levam a estatueta para casa? Será que eles não foram indicados por conta de não terem atingido um patamar aceitável para concorrer? Uma coisa eu te digo, se não há negros concorrendo, haverá brancos, sim! Qual o problema? Racismo? Risos. Hoje há uma geração perdida, que se acham no direito de chorar por tudo, os eternos injustiçados! Que dó! Choram na barra da saia do governo, pedindo proteção, coitados, são tão vulneráveis. Feministas (escória das mulheres de verdade), negros (mimizentos), gays (mimizentos²)... Viva o politicamente correto, viva o Chê e viva o choramingo eterno dos esquerdopatas de merda, coitadinhos.

      P.S.: Anônimo por quê não tenho conta no Google. É um pena.

      Excluir
  6. Do Oscar só vi que o Leo DiCaprio ganhou, fora isso não me interesso muito por esse tipo de premiação. Na minha cabeça sempre os mesmos vencem e os mesmos são deixados de lado, como se a Academia tivesse seu padrão e ideais e não conseguissem diferenciar.
    Essa questão da cor da pele me incomoda muito também, mas o que mais me deixa nervosa nisso tudo é a incompreensão dos que acham que sabem sobre o assunto e exigem algo. Como você, me pego muitas vezes rindo e acreditando que a humanidade parou de evoluir com a criação da internet para todos terem acesso.
    Um abraço e ótimo início de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DiCaprio foi o ponto alto da noite! Esse homi <3 <3 <3
      As pessoas hoje acham que sabe muito de tudo, né? Todo mundo tem uma opinião, uma referência, engolem ideias sem fundamento, saem gritando p/ quem quiser ouvir um monte de besteiras que só faz disseminar mais ignorância... uma coisa de louco! Com a internet então... nem se fala :P
      Que bom que também pensa assim *-*
      Bjoo :**

      Excluir
  7. Olá!

    Indiquei seu blog para o Prêmio Dardos Blogger, confere lá!
    http://booksimpressions.blogspot.com.br/2016/03/indicacao-premio-dardos-bloggers.html

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto! <3 Oscar já passou e estou lendo atrasada, haha, mas a discussão permanece super importante!

    ResponderExcluir