quarta-feira, 13 de abril de 2016

[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

Hoje tem RESENHA DE LIVROO!
Okay, gente, eu assumo, falhei miseravelmente na minha meta de leitura de 2 livros por mês, se consigo ler um livro inteiro - fora os da faculdade - já é uma vitória! Este mês o vitorioso foi O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é um livro bem curtinho, mas levei 3 semanas para ler - vergonha!

Para piorar minha situação vergonhosa, já comecei e parei ele algumas vezes até que me empolguei e comecei de novo depois que li a resenha da Ingrid do blog Resenha Atual

livro-o-orfanato-da-srta-peregrine-para-crianças-peculiares

No livro, acompanhamos Jacob, um garoto comum de 16 anos que trabalha em uma loja de departamento administrada pela família, cursa o ensino médio e tem um único amigo. Jake cresceu ouvindo histórias fantásticas contadas por seu avô, Abe, um velho  e paranoico veterano polonês da 2ª Guerra Mundial. 

Em suas histórias, Abe afirmava ter crescido em um orfanato de uma ilha remota no País de Gales com crianças que possuíam uma característica que as faziam peculiares, entre elas havia um menino invisível, um rapaz tão forte capaz de levantar uma rocha, uma menina que flutuava e até um garoto que tinha insetos no estômago. Além das crianças, Abraham também contou de suas viagens ao retor do mundo e dos monstros com quem lutou. Porém, a medida que foi crescendo, Jacob percebeu que as coisas não eram como o avô havia dito e tudo não passava de ilusão, criada por Abe para mascarar seu passado triste.

Descobrir a verdade foi como um balde de água fria. Jake se distanciou do avô e adaptou-se à vida comum, enquanto Abraham tornava-se cada vez mais paranoico a respeito dos monstros e ligava constantemente para alertar que um deles estava rondando sua casa. Após uma dessas ligações, Jake vai à casa do avô para tranquilizá-lo, mas ao chegar o encontra quase morto na mata, dizendo coisas sem sentido e, atrás de uma árvore, avista um dos monstros das histórias de Abe. (pode parecer, mas isso não é spoiler. Juro! :P)

livro-o-orfanato-da-srta-peregrine-para-crianças-peculiares

Os primeiros capítulos são extremamente intrigantes. A escrita do autor me surpreendeu tanto quanto a história em si, que é narrada por Jacob, em primeira pessoa; por conta disso a leitura flui incrivelmente leve e me prendeu desde o primeiro parágrafo. O uso de fotos antigas e reais (algumas manipuladas) para ilustrar personagens e passagens do livro foi genial (a parte mais legal e assustadora). 

Jacob é um personagem comum e assim como todo personagem principal, ele desconhece seu potencial, não tem muitos amigos e enfrenta dilemas complicados demais para sua idade. Abraham Portman foi, de longe, o melhor em minha opinião, embora tenha aparecido bem pouco. Outro personagem que se destacou bastante para mim, embora quase não aparecesse, foi o pai de Jacob - e filho de Abraham -, Frank Portman. Creio que ele seja o personagem mais real do livro. Frank é um adulto perdido e confuso, sem muito ânimo e de baixa autoestima, o que faz com que desista muito rápido das coisas que quer. As crianças do orfanato são legais, mas não tenho certeza se foram bem exploradas. Enoch e Millard foram os mais interessantes, tanto pelos talentos que possuem, quanto pela presença e personalidade. 

Eu odeio comparar livros/sagas/séries, mas uma coisa deve ser dita: me lembrou muito Harry Potter. De uma forma bem estranha, a escrita do autor e a personalidade dos personagens me vieram como versões de um universo paralelo, onde Jacob, Emma e a Srta. Peregrine são borrões distorcidos de Harry, Hermione e Dumbledore, respectivamente - até o nome Alma Peregrine é parecido com o de Alvo (Albus) Percival Dumbledore. Alma é uma mulher forte, sábia e diretora do orfanato. Em algumas passagens do livro, suas falas foram típicas de Dumbledore, algo que consigo vê-lo dizer (depois de umas doses de hidromel)

A única coisa que não gostei muito, foi a introdução rápida do "romance" de Jacob e Emma. Há uma explicação boa para a rapidez com que aconteceu (pelo menos eu achei uma), mas mesmo assim não me convenceu.  E o final - que não é bem um final, já que continua no próximo livro - foi esperado, mas muito bom e um pouco triste. 


gato-leitura-livro

E é isso meu povo!
Vou começar a ler a continuação esse fim de semana (se tudo der certo), lançada com o título Cidade dos Etéreos e em setembro lança o filme dirigido por Tim Burton baseado no livro - e já tem trailer - 2016 é o ano que ficarei bem pobre.
Essa resenha saiu um pouco maior do que imaginei e um pouco mais atrasada do que esperava - semana de prova é assim ('tô sofrendo demais DD:). Apesar disso, já estou preparando o próximo post, quem sabe sai essa semana?

Inaugurei hoje uma enquete xeroza ali na coluna lateral >> Preciso muito que vocês me respondam, "Quais posts você mais gosta de ler no blog?" se tiverem sugestões ou qualquer coisa escrevam nos comentários deste post ou do post mais recente  
Além disso, me digam, já leram O Orfanato da Srta. Peregrine? Estão sabendo que vai sair o filme dirigido pelo Tim Burton? Souberam do livro antes ou depois do filme? Se interessaram? Pretendem lerEu preciso saber @_@

14 comentários:

  1. Ei Carol!!! Quero demais ler esse livro! Adoro histórias de fantasias com elementos de suspense... O livro é lindo demais e as fotos bem assustadoras, adorei sua resenha e seu blog. Estou seguindo!
    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaaada Roberta <3 <3
      Quando ler dá uma passada aqui p/ me dizer o que achou *--*
      Bjoo :**

      Excluir
  2. Olá, Carolzita! Quase surtei quando vi a Eva Green no trailer! Ela é muito maravilhosa! *.*
    Não li o livro, mas fiquei muito interessada, principalmente pela parte das fotos! =O
    Sobre sua pesquisa, eu amo séries/filmes/livros, e você sempre fala disso, então eu curto bastante! Hahaha s2
    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MDS! Assim fico achando que só eu acho a Eva Green esquisitona ç.ç
      Menina, prfv LEIA ESSE LIVRO! *--*
      todo mundo tem que ler, é maneirinho, gostoso, legal :3
      Cê não vai se arrepender :D
      Bjoo :**

      Excluir
  3. Faz tempo que estou querendo esse livro. Agora, com o filme, PRECISO ler logoooo!!!

    Yellow Ever Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu só tenho que ler a continuação XDDDDDD
      Mas o filme COM CERTEZA quero ver, estou bem ansiosa <3

      Excluir
  4. Olá, flor, tudo bem?

    Nada melhor como este livro, foi um dos melhores livros lidos da minha vida :) e realmente tem uma semelhança muito com Harry Potter, os personagem são incríveis a escrita de Riggs e fantástica, fiquei um pouco decepcionada com o trailer devido algumas mudanças a Emma mesmo não usa o fogo, a continuação e mil vezes melhor, e o final e chocante, quase tive um infarto.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também fiquei bem decepcionada! =/
      Tanto que agora peguei mania de não ver trailers... NUNCA MAIS! U_U
      Prefiro sofrer de curiosidade a morrer com os spoilers e a decepção XDD
      Bjoo :**

      Excluir
  5. Estou louquinha por esse livro <3, pegarei na biblioteca se encontrar!
    Sua resenha ficou bem boa ^^

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada Bruna *---*
      Volta p/ me contar o que achou quando terminar de ler <3
      Bjoo :**

      Excluir
  6. Oii, bonita! Demorei mais cheguei, hahahaha. Tô super atarefada, nem estou conseguindo passar meus blogs preferidos. ): Eu vi esse livro em promoção um dia antes de ver sua foto no Instagram, e acabei não comprando pois achei várias resenhas negativas. A sua me fez dar uma segunda chance à compra. Vamos ver, né? HAHAHA Um dia eu leio e te falo, porque tô toda atolada com a minha meta de leitura, faculdade me consome. Hahaha.

    Beijinhos e bom feriado. <3
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala de faculdade! Finalmente chegaram as minhas férias... mas é só a calmaria antes da tormenta, porque o próximo semestre vai vir como um furacão!
      Dá até medo de pensar XDD
      Poxa, espero que você consiga ler! Tira esse pré-conceito ruim, quem sabe cê também não acaba gostando?? :3
      Bjoo :**

      Excluir
  7. Eu vi somente a capa do filme no Filmow e fiquei interessada já pelo nome. Não sabia ainda que existia o livro. Não sei se lerei ou se verei o filme primeiro, de qualquer forma, tenho um milhão de livros aqui pra ler e não estou dando conta! Minha meta era um por mês e não to conseguindo... triste a vida! Mas me interessei mais com a sua resenha! Beijos
    Flores de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meta? Que isso? KKKKKKKKK
      Minha meta já foi por agua abaixo, há muito tempo XDDD
      Não sei nem porque ainda falo meta de leitura T.T
      Olha, acho que p/ evitar decepções o melhor é ver o filme! Pelo que eu vi do trailer - infelizmente - o Tim Burton mudou algumas coisinhas, que olha... me deixaram um pouco chateada =/
      Mas isso acontece em toda obra né? :P
      Leia siiim e me conta depois o que achou *---*
      Bjoo :**

      Excluir