domingo, 15 de maio de 2016

[Resenha] As Gêmeas do Gelo, S.K. Tremayne

E aí, minha gente, beleza?
Volto hoje com uma resenha supimpona de um livro super maneiro que recebi do Grupo Editorial Record, As Gêmeas do Gelo, de S.K. Tremayne... - pausa dramática - Creio não ter comentado sobre isso com vocês, mas o blog agora faz parte de ações especiais promovidas pelo GER, o que significa que estou recebendo alguns livros surpresa durante o mês 

Comentei sobre este livro no post anterior - ele fez parte da lista "Livros fura fila que pretendo ler antes das férias!". Como ainda não estamos em férias e ele furou fila, logo... Este é o 1º livro lido da lista! Challenge Completed (quase, agora só faltam 6) \Õ/ \Õ/ \Õ/
Sendo assim, vamos a resenha :D

barney-robin-gif

Quem não adora um suspense? 
As Gêmeas do Gelo é o romance de estréia de S.K. Tremayne, pseudônimo de Sean Thomas, lançado este ano pela Bertrand Brasil.
No romance, de 362 páginas, Angus e Sarah Moorcroft são um casal feliz e bem sucedido da classe média de Londres, juntos há quase 10 anos e pais orgulhosos das gêmeas idênticas Lydia e Kirstie Moorcroft, de 7 anos. Ou, pelo menos eram...

Angus é arquiteto e extremamente bem sucedido em sua carreira. Após três anos de promoções sucessivas, pôde comprar uma bela casa em Camden, no centro de Londres e ser o principal provedor. Sarah, que é jornalista, pôde diminuir a rotina de trabalho para meio período e conciliar trabalho, afazeres domésticos e cuidados com as gêmeas. Porém, o equilíbrio familiar ruiu após uma das gêmeas morrer em um terrível acidente.

Após a tragédia, cada um lidou com o luto de uma forma diferente. Angus passou a beber, tornou-se instável e perdeu o emprego ao agredir o chefe com um soco, passando então a trabalhar como freelancer. Sarah fechou-se completamente para a vida e para o marido, causando grande atrito no casamento; e Kirstie, que antes era extrovertida, torna-se triste e reservada. Sem dinheiro e com uma enorme hipoteca, a única saída que o casal encontra é se mudar para a casa que Angus herdou da avó, situada na remota Ilha Torran, Escócia. O que era para ser uma busca por recomeço, torna-se um pesadelo, quando Kirstie alega ser Lydia, sua gêmea morta.

livro-as-gemeas-do-gelo-s.k.-tremayne

As Gêmeas do Gelo é um livro sobre luto, com uma grande pegada psicológica. O autor usa duas formas de narração: narrador-personagem para Sarah e terceira pessoa para Angus, em capítulos intercalados, de forma que a história se complete sob os dois ângulos. Achei isso bem legal, pois em vários momentos tive que parar a leitura e conferir se o autor era mesmo um homem, pois a narração que Tremayne faz como Sarah é tão delicada e feminina que realmente parece escrito por uma mulher que é mãe, com todas as características que remetem à figura materna.

Os personagens são muito bem construídos. Sarah e Angus são um casal com grandes problemas pessoais e matrimoniais. Nas primeiras páginas Sarah foi extremamente descritiva com as coisas ao seu redor, como se, após 6 meses de luto e tristeza, estivesse finalmente acordando para a vida. Kirstie/Lydia tornou-se uma criança confusa, sem identidade e introvertida após a morte da irmã. Porém, o que mais chamou minha atenção foi o psiquiatra de Sarah, o Dr. Kellaway. Ele não é muito presente, mas suas poucas aparições me levaram a imaginar que seria o alter ego de Tremayne - juro, consegui ver o autor ali, conversando com sua personagem e tentando tranquilizá-la. 

livro-as-gemeas-do-gelo-s.k.-tremayne

A história é repleta de segredos. Quando pensamos estar próximos de desvendá-los, somos surpreendidos com novos. Isso faz com que a atmosfera do livro seja totalmente nublada, um suspense aflitivo e angustiante que só consegui encontrar igual nos livros de Agatha Christie - e isso quer dizer muita coisa

Por fim, este, sem dúvida, foi o melhor livro que li no ano - e um dos melhores do gênero também. S.K. Tremayne acertou em tudo o que se propôs e, de quebra, nos entrega um desfecho fantástico. As Gêmeas do Gelo já entrou para a minha lista de favoritos e espero muito que façam um filme. Pufavô BBC, nunca te pedi nada D:


livro-as-gemeas-do-gelo-s.k.-tremayne
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 362
Publicação: 2016
Sinopse: Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?

Agora é com vocês, jovens gafanhotos!
O que acharam desse livro supimpa? Já leram? Querem ler? Como está a vida deste lado das internets?

17 comentários:

  1. Já tinha ficado super curiosa com a sinopse que você mencionou no outro post, agora então preciso ler esse livro, amei o seu post!
    Beijos
    Mari
    Sorteio no blog Pequenos Retalhos: Livro Mentira Perfeita. Participe!

    ResponderExcluir
  2. Menina! Que resenha maravilhosa! Fiquei extremamente curiosa e com muita vontade de ler o livro, mas me conta uma coisa: a garota que afirmava ser a irmã estava tendo uma crise de identidade, coisas do tipo ou o livro tem uma pegada mais espiritual e tudo mais? Porque minha filha, se tem uma coisa que eu sou nessa vida é medrosa. Se eu ver um filme de terror já passo uma semana sem dormir, imagina lendo um livro... :o

    ResponderExcluir
  3. Carambola, eu curto livros de suspense, carregado dessa tensão do livro.
    Admito que a capa por si só já me deu arrepios. HAHAHAH
    Fiquei interessada em ler, mas ainda tenho que ler Doutor Sono para só depois dar sequência a outros suspenses. Eu amay tua resenha, muito fera.
    SAUDADES DE PASSAR AQUIIIIIIIIII!

    Um beijão, Carol

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me convenceu.
    Eu tinha lido uma resenha sobre ele, que despertou a minha atenção.
    E agora lendo a sua, preciso ler hahaha
    Adoro livros com o tema e o suspense.

    ResponderExcluir
  5. A história já tinha me chamado a atenção e com sua resenha fiquei com mais vontade de ler, parece ser um daqueles livros que você bem curioso pra adivinhar logo os tais segredos.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, caraca! Fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Livros de suspense estão se tornando os meus preferidos, vou ter que comprar esse pq agora depois dessa resenha não tem como não ler ele!
    Amei seu blog e parabéns, você escreve muito bem :)
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, poxa, fiquei com muita vontade de ler este livro. Tambem estou participando das ações da GER e posso afirmar que é cada surpresa boa, né? Nossa, eles ARRANCAM cada sorriso da gente hahaha. Uma pena que não recebi este livro nas ações, recebi outro no lugar mas irei adicionar na lista do mesmo jeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ah, poxa, fiquei com muita vontade de ler este livro. Tambem estou participando das ações da GER e posso afirmar que é cada surpresa boa, né? Nossa, eles ARRANCAM cada sorriso da gente hahaha. Uma pena que não recebi este livro nas ações, recebi outro no lugar mas irei adicionar na lista do mesmo jeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Suspense e desfecho fantastico, você totalmente me convenceu a ler esse livro! hahaha
    A principio estava parecendo normal demais, mas gosto na ideia dos segredos e tudo mais, to querendo! hahaha
    Resenha perfeita Ca!

    ResponderExcluir
  10. Você citou a minha diva soberana Agatha, então me sinto obrigada a ler esse livro só por este fato. HAHAHAH Gostei da tua resenha, ficou bem bonitinha e deu mais vontade de ler o livro e ele já vai pra minha listinha. Peixos e até mais

    ResponderExcluir
  11. É um enredo interessante, tem um mistério aí, será que confundiram as gêmeas ou uma alega ser a outra? Curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus que livro é esse? Fiquei super curiosa com relação a tudo. Muito incrível. Acho que ele vai ser meu fura fila também kkkk ♡ beijos

    ResponderExcluir
  13. Que resenha maravilhosa! Quero esse livro JÁ.

    ResponderExcluir
  14. Hiii que maravilha, parabéns pela parceria com o Grupo Editorial, agora aja tempo para tantas leituras heim. Parabéns e sucessos

    ResponderExcluir
  15. Cara, acredita que eu achei a capa muito mais legal com esse efeito meio 3D da primeira foto? Queria que fosse assim! HAHAHA Me interessei muito pela história, parece ser muito boa, e fiquei bastante curiosa para conferir a escrita do autor! Gostei especialmente de você ter conseguido imaginá-lo conversando com a personagem. Quero ler isso aí!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  16. Eu quero tanto esse livro, mas eu estou com uns 30 para ler antes :'(
    Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. A primeira publicação desse livro foi esse ano? Meu parece muito um livro que li a uns anos atrás! Tipo 2013.
    Fiquei curiosa para saber se eh o mesmo.
    De qualquer forma me intrigou bastante! Se não for o mesmo, quero ler!
    :)
    Beijos
    http://www.vivendojunto.com.br

    ResponderExcluir