terça-feira, 19 de julho de 2016

#Faculdade: Psicologia - 1° Semestre

ACABOU O SEMESTREEEE!
Nem acredito gente, finalmente acabou o 1° Semestre de Psicologia!
E como prometido, saí um pouco da rotina do blog e vim aqui para falar sobre como foram esses 5 meses de aulas no curso mais maneiro e supimpa do mundo!

drake-gif
Não sei o que esse gif tem a ver com o post, mas achei muito engraçado XD
Bom, assim que estava para terminar o Ensino Médio, me vi totalmente perdida e perguntando "E agora? O que eu vou fazer?!?" (nessa hora juro que me vi na praia... vendendo minha arte... das coisas que a natureza dá pra gente)
Não tive muita informação sobre cursos e faculdades na escola, não fazia a menor ideia do que iria fazer e todo mundo me pressionava e cobrava uma resposta. 
Entããão, pensando naqueles que hoje estão como eu estava - confusos, perdidos, boiando ou pensando em cursar Psicologia - decidi fazer este post. :D

Milena me representa...va!
Como escolhi meu curso
A varinha escolhe o bruxo, já dizia Olivaras! Então digo o mesmo sobre a faculdade, o curso escolhe a pessoa :P
Sempre pensei em fazer Psicologia. Por quê? Eu não sei, sério! Mas desde que me lembro, sou fascinada pela mente e comportamento humano (quando eu descobri o Investigação Discovery... vish!) Mas nunca me vi estudando, para mim era mais um passatempo, uma coisa platônica. Por isso, minha primeira opção de faculdade foi Ciência da Computação, que cursei durante 2 anos e acabei desistindo ano passado na metade (isso pode ser assunto para outro post, o que acham?) 
Tirei um semestre para repensar minhas opções (Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Psicologia), me descobrir, descobrir o que eu queria fazer - daí saiu o blog  - até que finalmente decidi dar uma chance para aquele curso que esteve na gaveta por tanto tempo.
Mas confesso que fiquei em dúvida entre Ciências Biológicas e Psicologia até o momento em que entrei na sala no meu primeiro dia de aula!

harry-potter-gif
Me senti assim quando entrei na sala pela primeira vez :P

Falando no primeiro dia de aula, preciso fazer um parêntese sobre isso. Ele foi incrível! Os veteranos do curso fizeram uma recepção supimpa para os calouros e nos acompanharam durante toda a primeira semana com atividades, então tivemos a recepção com direito a trote bacana, palestra, tour pelo campus e um café da manhã. 

Matérias do curso
O curso de Psicologia é extremamente amplo, ele realmente atira para todos os lados. Vale lembrar que a grade curricular varia pouco de faculdade para faculdade - o que muda mesmo é o nome das matérias, porque o Plano de Ensino é praticamente o mesmo. Esse semestre, por ser o primeiro, não tivemos muito contato com a psicologia propriamente dita, apenas uma introdução com bastante História e Filosofia, principalmente, então as matérias foram: 

  • História da Psicologia: bastante filosofia, história, história da psicologia e as abordagens psicológicas (Experimental, Behaviorismo, Gestalt e Psicanalise)
  • Genética Humana: essa matéria deu o que falar, já que muita gente não entendeu o sentido de se estudar Genética em Psicologia. Mas vimos tudo, desde células e DNA até mutações e síndromes. -amei!
  • Anatomia Humana: outra matéria que deixou muita gente confusa. Estudamos o corpo humano (avá!) e órgãos através de cadáveres e corpos dissecados.
  • Práticas Profissionais: conhecemos todas as áreas da Psicologia, desde a Psicologia Clinica, até a Psicologia de Desastres e Emergências. Muita gente pensa que a profissão do psicologo se limita a atender pessoas em um consultório, mas essa matéria nos mostrou o quão ampla é a atuação do psicologo no Brasil.
  • Língua Portuguesa: matéria online - chaaaaaaata!
  • Ética: Código de Ética do Psicologo, apenas! - Se eu decorei ele? Ainda não, mas estou quase lá! :P
Provas/Trabalhos/Notas

slap-himym-gif
Uma ótima representação da minha vida acadêmica!

Essa foi a parte menos legal do curso, a parte em que buguei! 
O semestre estava incrível, indo muito bem, tudo lindo e fantástico até que... Chegaram as provas! Eu literalmente surtei! Foram dias horríveis, eu SOFRI MUITO com as provas, sério! Estudei como nunca havia estudado na vida e, mesmo sabendo de tudo, eu sentia que não sabia nada e batia a bad
Para ter uma noção do drama, eu sou uma pessoa indecisa e extremamente crítica comigo mesma, então fazer uma prova de múltipla escolha em 1h30min  com tudo o que foi visto no semestre é uma tortura, que piora com a entrega e o bombardeamento das respostas certas - aí vem o sentimento de "MDS, como eu fui errar uma coisa besta dessas?" 
Então, vieram as notas. Considerando o sistema de médias totalmente rígido da faculdade - em que TUDO é descontado direto da média e o arredondamento de notas é feito apenas ao final do semestre - pode-se dizer que fechei o semestre muito bem (embora eu acredite que poderia ter sido melhor, principalmente em Ética):

psicologia-faculdade
Visivelmente, minha Ética não é lá essas coisas :P
E o próximo semestre...
É agora que a porca torce o rabo!
No primeiro semestre tivemos aulas presenciais de Terça a Sexta, sendo a Segunda-feira de aula online. Neste as aulas presenciais serão de Segunda a Sexta e a online... Só deus sabe! :P
E, diferente do anterior, este as matérias são 100% voltadas para a Psicologia 
São elas: 

psicologia-curso

O que eu espero desse semestre? 
Dei uma olhada rápida pelos planos de ensino das matérias e adorei todas (ok, não sou muito chegada em Psicologia Social, mas vamo que vamo, certo? :D)
Com certeza, será bem puxado e a tendência é piorar a cada semestre, MAS estou muito, MUITO ansiosa mesmo  
Ah, coincidentemente (-no) meu namorado também estuda Psicologia (está beeem mais adiantado que eu) e há rumores de que ele está me ajudando muito no curso - outros rumores dizem que eu faço perguntas meio doidas e posso acabar endoidecendo ele, é isso mesmo? o.O

Eu, nos próximos 5 anos :P

So, that's it... for now!
Espero ter ajudado um pouco quem quer ou está pensando em cursar Psicologia (faltou alguma coisa?) =3
Me diga, que curso você faz, ou pretende fazer? Está em que semestre/ano? Está gostando? Sente falta da família? Como estão as férias?
Me conta aí um pouco sobre seu curso nos comentários, adoro saber essas coisas :D

9 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaa, parabééééns *O*
    Uma vez você falou sobre essa indecisão aqui no blog, não foi? Que bom que escolheu e que está amando *-*

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooossa Bruna, desenterrou essa KKKKKKKK'
      Siiiim, falei, já faz tempo! :P
      Comecei e o amor é incondicional <3

      Excluir
  2. A pior coisa é fazer algo quando estão te pressionando por uma resposta, entendo o seu lado,mas não adiante, temos que seguir o que o coração diz, porque muitas vezes dá certo! Fico feliz que se encontrou em Psicologia! MUITA sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente issoooooo!
      Gente, sério, não tem como ser feliz fazendo as coisas obrigado! É horrível DDD=
      Em CCP eu me ferrei bastante, mas agora é só alegrias (quando tem prova XDD)
      Obrigaaada <3 <3 <3

      Excluir
  3. Acho Psicologia muito interessante. Tive uma cadeira relacionada na faculdade (Psicologia da Comunicação), mas ainda leio alguns livros de vez em quando. Boa sorte!

    http://www.brummiebr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que coisa mais legaaal, \Õ/ \Õ/ \Õ/
      Eu ainda não tive nada relacionado - até porque tô no começo - mas parece super interessante <3

      Excluir
  4. http://mercadoprodutosdigitais.com.br/curso-para-psicologia

    ResponderExcluir
  5. Oii! Muito legal seu texto. Começo a cursar psicologia dia 7 de agosto. Nem preciso dizer que to muito ansiosa. Hahaha

    ResponderExcluir
  6. Vou começar meu curso em 2018 tô muito animado 😍😍😍😍

    ResponderExcluir